"Trem da Alegria!" leva crianças a universo de brincadeiras e diversão

A colônia de férias “Trem da Alegria!”, do Museu Ferroviário – Estação Arte, recebeu a partir do dia 16 de julho cerca de cem crianças. Os pequenos foram divididos em quatro turmas, separadas entre os turnos da manhã e tarde de duas semanas, e participaram de diversas oficinas e brincadeiras que permitiram que as crianças tivessem contato com o patrimônio, com a arte, com a música, com a leitura, com o circo e com o meio ambiente.

No primeiro dia de atividades, uma visita guiada pelo Museu Ferroviário deu boas-vindas aos participantes, integrando-os ao acervo e à história da ferrovia. Em seguida, a alegria tomou conta desta antiga Estação da Leopoldina com as mágicas e trapalhadas do palhaço Rosquinha (Waldir Alves) - foto ao lado.

Na terça-feira, teve início o “cineminha”, que exibiu filmes escolhidos pelas crianças ao longo de todos os dias da semana. A oficina do dia foi a de a música, em que Marcos Languanje (foto) mostrou para os pequenos viajantes do Trem da Alegria! os sons do próprio corpo e comandou uma batucada que agitou o clima da colônia.

Vinícius Netto, 6 anos, participou das atividades e conta o que mais gostou na colônia. “Tudo foi bom! Eu gostei muito dos filmes e do palhaço Rosquinha porque ele fez malabarismo”, destaca Vinícius.

Ana Cecília Tavares trouxe, na quarta-feira, criatividade e habilidade com a oficina de massinha. A monitora ensinou as crianças a fazerem bichinhos, trenzinhos e flores feitos com biscuit e materiais reutilizáveis.

Na quinta-feira, Odara Dandara (Wanda Ferreira) conduziu os pequenos em uma incrível viagem ao mundo da imaginação através de contação de histórias (foto) que explorou, entre outros temas, a ferrovia.

Encerrando as atividades de cada turminha, a equipe da Escola de Circo Carequinha desafiou as crianças em uma oficina lúdica que desfiou as crianças com o universo circense. Malabares, perna de pau, tecido acrobático e corda bamba fizeram parte desta aventura!

Iasmin de Oliveira, 5 anos, embarcou pela primeira vez no Trem da Alegria! e afirma: “eu gostei mais da massinha e do circo, quando eu brinquei na corda bamba”.

Além disso, uma gincana aguçou o espírito esportivo na criançada. Ao longo de semana, a turma foi dividida em quatro equipes que disputaram jogos e brincadeiras tradicionais que estimulam a concentração, o equilíbrio, a cooperação. A competição em grupo em grupo também teve o seu espaço, com a corrida da colher, a caça ao tesouro, o jogo da memória e o cabo de guerra.

O momento do lanche também foi cercado de diversão e alegria! Nesta hora, os pequenos puderam aproveitar jogos que trouxeram de casa e improvisar na brincadeira com os amigos. Isso tudo embalados por um boa música!

Laiz Duarte (foto), 10 anos, disse que adorou a colônia. “Eu gostei dos filmes, da gincana e de mais um monte de coisa. Aqui eu aprendi que a gente pode arrumar mais amigos em lugares que a gente nunca veio”, conclui a estudante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário